Ao iniciar a empresa, a primeira discussão que vem à tona é o nome que será utilizado. Em sua maioria, os empresários escolhem a dedo a marca e se preocupam com a repercussão que ela dará ao negócio. Sendo que em muitas vezes a marca representa cerca de 80% (oitenta por cento) da sustentação da empresa no mercado, bem como, seu crescimento.

Desta forma, criar uma marca que impacta significativamente no ramo empresarial é um dos segredos para o sucesso empresarial. Assim, uma vez criada a marca, uma das preocupações que o empresário moderno deve ter é o seu registro, o qual agrega grande importância e valoração da empresa, haja vista que a marca proporciona ao empresário:

(i) diferenciação do seu negócio;

(ii) destaque no ramo de atuação;

(iii) proteção nacional;

(iv) exclusividade no uso, impedindo que terceiros utilizem qualquer sinal idêntico, semelhante ou que vise simplesmente imitar a sua marca;

(v) além de agregar valor ao seu negócio.

Caso o registro de determinada marca seja feito por um terceiro, o empresário que detinha o uso de fato anteriormente pode ser obrigado a alterar o nome. Quanto a mudança do nome da sua empresa pode afetar o rendimento do seu negócio? Com toda a certeza, isso no mínimo pode representar perda de mercado e própria identidade do negócio, além da necessidade de desenvolver uma nova identidade visual e remanejar toda sua clientela.

O registro de marca é um investimento que garante proteção ao negócio explorado, agregando valor e garantindo exclusividade na sua utilização. De fato, a marca representa um verdadeiro bem da empresa.

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Mariana Munhaes Bigoto
Sócia fundadora do escritório
MUNHAES BIGOTO ADVOCACIA EMPRESARIAL
Advogada Empresarial, especialista em Direito Público e em Direito Tributário e Empresarial